Exposição ABOLITIONISMUS: periódicos brasileiros de língua alemã e imprensa antiescravista no País – Mesa redonda e exposição

Data: 23 de agosto de 2024, sexta-feira, 14:30h
Local: Auditório do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro

Endereço : Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20211-350, Brasil

Proposta e Concepção

Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, o grupo de pesquisa lemmbra.de e suas atividades culturais e de divulgação científica destacam a participação das comunidades de língua alemã na formação da sociedade brasileira desde o século XIX. Por meio de pesquisa em importantes instituições, o projeto busca integrar as publicações brasileiras em língua alemã ao cenário científico e cultural, tanto no Brasil quanto no exterior, através de iniciativas culturais e artísticas.

Com o apoio do Consulado da República Federal da Alemanha e em parceria com o Arquivo Nacional, o evento “Abolitionismus: imprensa negra e periódicos de língua alemã no Brasil – juntos contra a escravidão” aborda questões históricas ainda relevantes, relacionadas a violência, injustiça e dor, mas também a exemplos positivos de dedicação à liberdade e igualdade.

O evento destaca a importância dos periódicos brasileiros em língua alemã na formação da esfera pública entre 1860 e 1880, e sua conexão com a imprensa negra no mesmo período. A iniciativa visa revelar documentos que elucidam a participação de imigrantes e cidadãos brasileiros de origem centro-europeia no movimento abolicionista.

A exposição paralela apresentará, por meio de painéis gráficos, informações básicas sobre esses periódicos, que são pouco conhecidos e praticamente ignorados pela historiografia nacional, uma situação similar à de outras publicações em idiomas diferentes do português no Brasil.

Programa:

14:30h – Abertura da mesa-redonda, com saudação do Cônsul-honorário da República Federal da Alemanha, Sr. Jan Freigang:

  • Mediadora: Karoline Carula (História, UFF)
  • Expositores:
  • Ana Flávia Magalhães Pinto (Diretora-geral do Arquivo Nacional) – “A imprensa negra no Brasil do século XIX”
  • Paulo Astor Soethe (Letras Alemão, UFPR/UFF) – “Escravidão e abolicionismo na imprensa brasileira de língua alemã”
  • Paulo Cruz Terra (História, UFF) – “Brasil, anos 1880: organização do trabalho (livre) em debate?”

15:50h – Debate e perguntas do público

16:20h – Anúncio da iniciativa “lemmbra vai à escola”, encerramento da mesa-redonda e convite à Sala de Exposições do Arquivo Nacional (painéis sobre “A imprensa brasileira de língua alemã”)

16:30h – Visita à exposição (acompanhada de snacks e bebidas)

Público-alvo

  • Comunidades escolares de colégios particulares e públicos que oferecem língua alemã no Ensino Médio
  • Estudantes e profissionais das áreas de História e Letras Alemão
  • Interessados em geral

Conheça
nossas
coleções

Aprenda algo novo hoje!

Pular para o conteúdo